sexta-feira, 4 de março de 2016

Tendências e alinhamentos - Personagens Neutros

   Olá aventureiros! Espero encontrá-los bem!

   Dando continuidade ao nosso primeiro post sobre Personagens Bons, falaremos um pouco sobre Personagens Neutros (no eixo moral, conforme já discutimos).
   A primeira coisa que eu gostaria de estabelecer, antes de mais nada, é que existem duas formas diferentes de encarar o posicionamento Neutro (e as duas não se excluem). A primeira forma é a moralmente ambígua; ela é observada em personagens neutros que transitam ocasionalmente entre ações más e boas. Ela pertence a personagens adaptáveis, que são capazes de boas ações mas também tem seus momentos ruins. Essa talvez seja a tendência mais próxima da vida real, uma vez que, com raras exceções, nós raramente podemos ser definidos no preto ou no branco, normalmente transitando entre tons de cinza (sem trocadilhos, por gentileza). Esse modelo de personagem neutro ambíguo é claramente observado no personagem Drake Krwosey, membro da Companhia.
   A segunda forma de encarar a tendência neutra pode ser chamada de neutra obstinada, chamada por alguns de "postura suíça" ou "em cima do muro". Personagens nesse modelo são neutros de coração, se excluindo de qualquer conflito moral. São vistos por muitos como personagens que não ligam para os problemas dos outros, sendo retratados algumas vezes como malignos; de fato, existe uma linha tênue entre o indiferente e o sádico. Entretanto, personagens neutros obstinados (como Darsh Mãos-de-Fogo, na Companhia) são menos propensos a executar atos malignos de verdade, ao contrário dos ambíguos.
 
   Dito isso, vamos explorar as três diferentes modalidades de tendências neutras!



4 - Leal e Neutro (Lawful Neutral)

   Personagens Leais e Neutros são comumente chamados de "juízes", e não sem motivo. Personagens que possuem essa tendência possuem um background fortemente ligado a algum código de conduta, e eles levam essas regras como máxima absoluta de suas vida. Personagens Leais e Neutros podem ser realmente cruéis, pois muitas vezes colocam o bem e a sobrevivência de algum ser em cheque para aplicar sua lei férrea. São, literalmente, a representação da justiça cega; para eles, a sociedade se baseia unicamente na manutenção da ordem, e qualquer passo além disso é digno de punição. Um personagem Leal e Neutro não se importa se um ladrão é uma criança faminta que furta um pão ou um gatuno roubando joias: para ele, o crime é o mesmo.
   Exemplos de personagens Leais e Neutros na cultura pop são Juíz Dredd, das HQs de mesmo nome, o Robocop, do filme homônimo, Maiev Shadowsong, do universo de Warcraft, Eddard Stark, do universo de Game of Thrones e, embora controverso, também podemos colocar o próprio Batman da DC Comics como sendo quase sempre Leal e Neutro.

humanoides.com.br

5 - Neutro (True Neutral)

   A tendência puramente Neutra, em D&D, é talvez a mais popular entre os jogadores. De fato, essa tendência atende bem a personagens comedidos, capazes de realizar uma ampla gama de ações, sejam elas más, boas, leais ou caóticas, contanto que não haja um enviesamento grande para um dos lados. A grande maioria dos personagens do mestre (PdMs ou NPCs) também são geralmente neutros - seria isso um reflexo da vida real? Já discutimos as nuances da neutralidade no início desse post, diferenciando o Neutro indiferente do Neutro indeciso, e é importante que o jogador interprete seu personagem tendo em vista essa variedade.
   Exemplos de personagens Neutros são Dr. Manhattan, de Watchmen, o Mestre dos Magos da Caverna do Dragão, os Ceifadores (ou Deuses da Morte/ Shinigami) de Death Note e a grande maioria dos humanos de Dungeons & Dragons; na Companhia Inconsequente, Aleena Fogo-Vivo, Darsh Mãos-de-Fogo e Thomas de Bernagrie são personagens Neutros. 

deathbattlefanon.wikia.com

 6 - Caótico e Neutro (Chaotic Neutral)

   Personagens Caóticos e Neutros estão entre os mais imprevisíveis de todos. São chamados de "espíritos livres", e geralmente apresentam os comportamentos estigmatizados para a tendência Caótico e Bom: eles sim são propensos a questionar e se revoltar contra qualquer autoridade imposta sobre eles, e são considerados subversivos por muitos personagens de tendências mais pacíficas. Personagens Caóticos e Neutros são difíceis de interpretar e de mestrar, pois muitas vezes seu idealismo anárquico atrapalha os objetivos do grupo da mesma forma que a intolerância dos Leais e Neutros pode atravancar o progresso. Por fim, a liberdade absoluta é a coisa mais importante para personagens desta tendência, e aprisioná-los ou calá-los é o pior tipo de castigo.
   Exemplos de personagens Caóticos e Neutros na cultura pop são típicos anti heróis como Jack Sparrow (Capitão!) de Piratas do Caribe, Deadpool da Marvel Comics, O Lobo da DC Comics e Sheogorath, o deus insano dos jogos de The Elder Scrolls.

www.hypable.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário