Olá aventureiros, tudo bem?
Estou introduzindo aqui uma nova seção do blog, chamada Personagens em Perspectiva. Aqui, pretendo dissecar um pouco os personagens da Companhia Inconsequente em termos técnicos para agradar aos fãs inveterados de D&D. Nesses artigos vou mostrar um pouco dos Talentos, Perícias, Magias e Equipamentos dos personagens, tentando contextualizá-los com seu background.
Para evitar datar o post, eu não focarei em valores e números, mas sim o que estes valores significam no contexto atual (uma vez que, como continuamos jogando, esses números vão aumentar). E, para começar, trataremos do líder atuante da Companhia, nosso querido anão clérigo Dûr Sven!
Básico
Sven é um anão das colinas (raça base do Livro do Jogador 3.5), clérigo de Moradin (seus domínios são Proteção e Terra, ambos escolhidos no Livro do Jogador 3.5). Ao contrário da maioria dos anões e, especialmente, dos clérigos de Moradin, a tendência de Sven é Neutra e Boa, o que significa que ele coloca os costumes ordeiros do seu povo de lado para atingir um bem comum (confira nosso post sobre Tendências Boas aqui). Para mais detalhes sobre Sven, confira o post introdutório dos personagens aqui.
Habilidades
Para evitar datar o post, eu não focarei em valores e números, mas sim o que estes valores significam no contexto atual (uma vez que, como continuamos jogando, esses números vão aumentar). E, para começar, trataremos do líder atuante da Companhia, nosso querido anão clérigo Dûr Sven!
Básico
Sven é um anão das colinas (raça base do Livro do Jogador 3.5), clérigo de Moradin (seus domínios são Proteção e Terra, ambos escolhidos no Livro do Jogador 3.5). Ao contrário da maioria dos anões e, especialmente, dos clérigos de Moradin, a tendência de Sven é Neutra e Boa, o que significa que ele coloca os costumes ordeiros do seu povo de lado para atingir um bem comum (confira nosso post sobre Tendências Boas aqui). Para mais detalhes sobre Sven, confira o post introdutório dos personagens aqui.
Habilidades
Pontos fortes: como a maioria dos anões, Sven possui um físico imponente e valoriza muito o combate corpo-a-corpo. Ele é fisicamente forte e muito resistente, possuindo um vigor incomum até para o padrão anão (bom valor de Força, alto valor de Constituição). Além disso, embora normalmente subestimado (talvez por estar bêbado), a mente de Sven é poderosíssima, e ele possui bom raciocínio lógico e uma grande quantidade de conhecimentos; mais impressionante ainda é a sua força de vontade e a sua fé, essenciais para exercer sua função como clérigo (bom valor de Inteligência, alto valor de Sabedoria).
Pontos médios: Sven não é especialmente ágil ou preciso em seus movimentos, embora não seja inferior ao padrão. De forma similar, o clérigo não é muito carismático ou socialmente hábil, embora esteja acima da média de seu povo (valores de Destreza e Carisma medianos).
Pontos fracos: devido em parte à sorte e em parte a um extenso treinamento, Sven não possui habilidades com valores baixos. É preciso eliminar suas fraquezas para liderar a Companhia!
Talentos:
Todos os Talentos de Sven são voltados para suas habilidades como conjurador. Sven possui um treinamento mental especial para manter a Concentração em suas magias mesmo no campo de batalha mais caótico (Magias em Combate, Livro do Jogador 3.5). Além disso, seu extenso estudo sobre as artes curativas (mágicas e mundanas) fazem com que suas magias de cura sejam especialmente eficazes (Cura Ampliada, Manual Completo do Divino). Por fim, Sven retomou seus estudos sobre alquimia e a infusão de magias na forma de poções e óleos mágicos, de forma a suprir a Companhia com itens mágicos a baixos custos (Preparar Poções, Livro do Jogador 3.5).
Perícias:
Assim como os Talentos, a maioria das Perícias de Sven se volta para sua função como conjurador divino. Devido ao seu estudo na Ilha dos Deuses, Sven possui um sem-número de conhecimentos a respeito das divindades, seus dogmas, histórias e cultos, além de conhecimentos complexos sobre a características gerais dos mortos-vivos [altíssimo valor de Conhecimento (Religião)].
Sven também possui extensos conhecimentos acerca da anatomia e fisiologia dos humanoides, sendo versado com ervas medicinais e procedimentos médicos, o que faz dele um curandeiro de primeira linha mesmo sem acesso às suas magias curativas. Como já dito anteriormente, Sven é capaz de manter o foco em situações extremas, ignorando caos (e mesmo ferimentos) enquanto se concentra em uma ação; essa habilidade é essencial para conjurar magias enquanto ameaçado de perto por oponentes (valores altos de Cura e Concentração).
Fora isso, Sven tem se especializado em compensar a sua falta de magnetismo natural ao especializar-se na lida com outras pessoas, de forma a enfatizar sua função como líder diplomático da Companhia. Sven é capaz de negociar de forma extremamente competente, sendo versado na retórica; além disso, tem um talento para detectar mentiras e saber exatamente quando está sendo engambelado, o que o torna um oponente respeitável num confronto verbal (valores médios de Diplomacia e Sentir Motivação).
Sven leva consigo uma limitada experiência sobre mineração, escavação e a construção de túneis, herança de sua juventude (antes de tomar o caminho da fé, Sven trabalhou com seus pais como minerador na sua ilha natal). Além disso, todo o tempo navegando com a Companhia tem o ensinado sobre o trabalho de marinheiro, e ele já é capaz de executar funções simples na profissão [valores baixos de Profissão (Minerador) e Profissão (Marinheiro)].
No entanto, se Sven tem várias qualidades, seus pontos fracos são evidenciados em seu desempenho físico atlético. Combinando uma Destreza medíocre com as armaduras pesadas que Sven costuma usar em combate, Sven torna-se muito desajeitado e é propenso a falhar em qualquer atividade que requeira agilidade ou velocidade (valores negativos de todas as perícias que recebem penalidade de armadura, incluindo um valor abissalmente baixo de Natação).
Equipamentos:
O clérigo Dûr Sven, em batalha, empunha a arma favorita de seu deus, Moradin: um Martelo-de-Guerra (agora, presenteado por Skarri, um Martelo-de-Guerra +1). Além da arma, Sven gosta de vestir armaduras pesadas como uma Loriga Segmentada ou uma Armadura de Batalha (seu presente élfico sendo Obra-Prima); essas couraças de metal fornecem proteção de qualidade e Sven, por ser anão, consegue ignorar boa parte das desvantagens trazidas pelo peso das peças.
Outros equipamentos relevantes de Sven são a Lente de Identificação (que, na verdade, é um bem comum da Companhia; é um Item Maravilhoso customizado, tendo a capacidade de analisar os efeitos mágicos de itens mágicos desconhecidos), seu símbolo sagrado de Moradin, que também é um Amuleto da Vitalidade (que aumenta sua Constituição, tornando-o ainda mais resistente em combate) e, por fim, seu Colete da Resistência, uma veste rúnica que é encantada para proteger quem a usa de magias, armadilhas, venenos e vários outros tipos de ameaça.
Habilidades Especiais e Magias:
Sven é um conjurador talentoso, e usa sua seleção de magias de clérigo para coordenar o combate nos encontros da Companhia e para curar seus companheiros (todas as magias de Curar Ferimentos). Quando sua habilidades curativas não são necessárias, Sven costuma usar magias de invocação para chamar Besouros-de-Fogo e Elementais da Terra para o combate (Invocar Criaturas), além de seu golpe-assinatura, no qual ele forma um martelo de energia que luta por conta própria, arremessando-se no ar e golpeando seus inimigos (Arma Espiritual). Outras estratégias utilizadas em combate com menos frequência são disparar raios de energia radiante nos inimigos (Luz Cegante) ou encantar magicamente seus aliados, dando a eles força sobrenatural (Força do Touro); essa última estratégia é guardada para Aleena, a guerreira, tornando-a um adversário apavorante.
Possuindo os Domínios da Proteção e da Terra, Sven costuma dar preferência às magias do último. Ele comumente utiliza seus conhecimentos sobre construções e pedras para utilizar Amolecer Terra e Pedras de forma a causar efeitos espetaculares como demolir estruturas ou derrubar o teto de cavernas em cima de seus oponentes; quando confrontado por grandes grupos de oponentes, ele faz brotar espinhos de pedra do chão, ferindo turbas inteiras e dificultando a movimentação dos inimigos (Pedra Afiada).
Fora de combate, Sven guarda suas magias para proteger e cuidar de seus aliados. Suportar Elementos conjurado sobre toda a tripulação permite à Companhia navegar mesmo nas tempestades de neve do inverno nórdico, enquanto magias de recuperação (como Restauração Menor) ajudam a neutralizar os danos causados por combates prévios. Por fim, em tempos de carência, Sven é capaz de conjurar refeições do nada; embora o gosto seja desagradável, os alimentos conjurados são capazes de sustentar a tripulação por dias a fio (Criar Alimentos).
Por fim, graças à sua baixa Carisma, Sven muito raramente usa seu poder clerical de Explusar Mortos-Vivos, preferindo usar magias de energia positiva para obliterar inimigos mortos-vivos.
Pontos médios: Sven não é especialmente ágil ou preciso em seus movimentos, embora não seja inferior ao padrão. De forma similar, o clérigo não é muito carismático ou socialmente hábil, embora esteja acima da média de seu povo (valores de Destreza e Carisma medianos).
Pontos fracos: devido em parte à sorte e em parte a um extenso treinamento, Sven não possui habilidades com valores baixos. É preciso eliminar suas fraquezas para liderar a Companhia!
Talentos:
Todos os Talentos de Sven são voltados para suas habilidades como conjurador. Sven possui um treinamento mental especial para manter a Concentração em suas magias mesmo no campo de batalha mais caótico (Magias em Combate, Livro do Jogador 3.5). Além disso, seu extenso estudo sobre as artes curativas (mágicas e mundanas) fazem com que suas magias de cura sejam especialmente eficazes (Cura Ampliada, Manual Completo do Divino). Por fim, Sven retomou seus estudos sobre alquimia e a infusão de magias na forma de poções e óleos mágicos, de forma a suprir a Companhia com itens mágicos a baixos custos (Preparar Poções, Livro do Jogador 3.5).
Perícias:
Assim como os Talentos, a maioria das Perícias de Sven se volta para sua função como conjurador divino. Devido ao seu estudo na Ilha dos Deuses, Sven possui um sem-número de conhecimentos a respeito das divindades, seus dogmas, histórias e cultos, além de conhecimentos complexos sobre a características gerais dos mortos-vivos [altíssimo valor de Conhecimento (Religião)].
Sven também possui extensos conhecimentos acerca da anatomia e fisiologia dos humanoides, sendo versado com ervas medicinais e procedimentos médicos, o que faz dele um curandeiro de primeira linha mesmo sem acesso às suas magias curativas. Como já dito anteriormente, Sven é capaz de manter o foco em situações extremas, ignorando caos (e mesmo ferimentos) enquanto se concentra em uma ação; essa habilidade é essencial para conjurar magias enquanto ameaçado de perto por oponentes (valores altos de Cura e Concentração).
Fora isso, Sven tem se especializado em compensar a sua falta de magnetismo natural ao especializar-se na lida com outras pessoas, de forma a enfatizar sua função como líder diplomático da Companhia. Sven é capaz de negociar de forma extremamente competente, sendo versado na retórica; além disso, tem um talento para detectar mentiras e saber exatamente quando está sendo engambelado, o que o torna um oponente respeitável num confronto verbal (valores médios de Diplomacia e Sentir Motivação).
Sven leva consigo uma limitada experiência sobre mineração, escavação e a construção de túneis, herança de sua juventude (antes de tomar o caminho da fé, Sven trabalhou com seus pais como minerador na sua ilha natal). Além disso, todo o tempo navegando com a Companhia tem o ensinado sobre o trabalho de marinheiro, e ele já é capaz de executar funções simples na profissão [valores baixos de Profissão (Minerador) e Profissão (Marinheiro)].
No entanto, se Sven tem várias qualidades, seus pontos fracos são evidenciados em seu desempenho físico atlético. Combinando uma Destreza medíocre com as armaduras pesadas que Sven costuma usar em combate, Sven torna-se muito desajeitado e é propenso a falhar em qualquer atividade que requeira agilidade ou velocidade (valores negativos de todas as perícias que recebem penalidade de armadura, incluindo um valor abissalmente baixo de Natação).
Equipamentos:
O clérigo Dûr Sven, em batalha, empunha a arma favorita de seu deus, Moradin: um Martelo-de-Guerra (agora, presenteado por Skarri, um Martelo-de-Guerra +1). Além da arma, Sven gosta de vestir armaduras pesadas como uma Loriga Segmentada ou uma Armadura de Batalha (seu presente élfico sendo Obra-Prima); essas couraças de metal fornecem proteção de qualidade e Sven, por ser anão, consegue ignorar boa parte das desvantagens trazidas pelo peso das peças.
Outros equipamentos relevantes de Sven são a Lente de Identificação (que, na verdade, é um bem comum da Companhia; é um Item Maravilhoso customizado, tendo a capacidade de analisar os efeitos mágicos de itens mágicos desconhecidos), seu símbolo sagrado de Moradin, que também é um Amuleto da Vitalidade (que aumenta sua Constituição, tornando-o ainda mais resistente em combate) e, por fim, seu Colete da Resistência, uma veste rúnica que é encantada para proteger quem a usa de magias, armadilhas, venenos e vários outros tipos de ameaça.
Habilidades Especiais e Magias:
Sven é um conjurador talentoso, e usa sua seleção de magias de clérigo para coordenar o combate nos encontros da Companhia e para curar seus companheiros (todas as magias de Curar Ferimentos). Quando sua habilidades curativas não são necessárias, Sven costuma usar magias de invocação para chamar Besouros-de-Fogo e Elementais da Terra para o combate (Invocar Criaturas), além de seu golpe-assinatura, no qual ele forma um martelo de energia que luta por conta própria, arremessando-se no ar e golpeando seus inimigos (Arma Espiritual). Outras estratégias utilizadas em combate com menos frequência são disparar raios de energia radiante nos inimigos (Luz Cegante) ou encantar magicamente seus aliados, dando a eles força sobrenatural (Força do Touro); essa última estratégia é guardada para Aleena, a guerreira, tornando-a um adversário apavorante.
Possuindo os Domínios da Proteção e da Terra, Sven costuma dar preferência às magias do último. Ele comumente utiliza seus conhecimentos sobre construções e pedras para utilizar Amolecer Terra e Pedras de forma a causar efeitos espetaculares como demolir estruturas ou derrubar o teto de cavernas em cima de seus oponentes; quando confrontado por grandes grupos de oponentes, ele faz brotar espinhos de pedra do chão, ferindo turbas inteiras e dificultando a movimentação dos inimigos (Pedra Afiada).
Fora de combate, Sven guarda suas magias para proteger e cuidar de seus aliados. Suportar Elementos conjurado sobre toda a tripulação permite à Companhia navegar mesmo nas tempestades de neve do inverno nórdico, enquanto magias de recuperação (como Restauração Menor) ajudam a neutralizar os danos causados por combates prévios. Por fim, em tempos de carência, Sven é capaz de conjurar refeições do nada; embora o gosto seja desagradável, os alimentos conjurados são capazes de sustentar a tripulação por dias a fio (Criar Alimentos).
Por fim, graças à sua baixa Carisma, Sven muito raramente usa seu poder clerical de Explusar Mortos-Vivos, preferindo usar magias de energia positiva para obliterar inimigos mortos-vivos.
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