segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Tendências e alinhamentos - Personagens Bons

   Olá, aventureiros!
   
   Hoje temos um post para encher linguiça tratando um pouco sobre o metajogo de Dungeons & Dragons; mais especificamente, falaremos sobre um assunto muito batido, mas digno de discussão: as tendências, ou alinhamentos de personagens.
   Esse assunto é tópico favorito de discussão entre RPGistas, e já existem toneladas de material feito no assunto. Entretanto, eu sempre tive ressalvas em relação ao entendimento acerca de algumas tendências, especialmente as mais "difíceis" (Caótico e Bom / Leal e Mau). Portanto, decidi criar um post bem padrão falando sobre as tendências em Dungeons & Dragons, dando exemplos na cultura pop, de forma a deixar meu ponto de vista claro para veteranos e novatos no jogo.

uncelebrity.blogspot.com

   Existem dois aspectos clássicos que definem a tendência de um personagem, isto é, a forma como ele percebe e interage com o mundo à sua volta. O primeiro é o eixo moral - que varia entre o Bom, o Neutro e o Mau. Eu gosto de relacionar o eixo moral com a empatia e o altruísmo/ egoísmo; um personagem Bom é capaz de abrir mão de seus próprios ganhos ou de sair do seu caminho para ajudar outros seres, enquanto um personagem Mau normalmente faz tudo pensando em algum objetivo pessoal. O eixo ético, por sua vez, se relaciona com a visão de sociedade do personagem, e varia entre o Leal, o Neutro e o Caótico. Personagens Leais costumam ter visões bem claras sobre hierarquia e códigos de conduta sociais, enquanto personagens Caóticos prezam a liberdade individual e normalmente se incomodam ao serem limitados por leis e regras.

   Vamos às combinações clássicas de tendências em D&D para os personagens Bons!


1 - Leal e Bom (Lawful Good)

   Personagens Leais e Bons são tipicamente relacionados aos paladinos e aos cavaleiros cristãos, salvando a donzela das garras do dragão. Esses personagens acreditam que a lei e a ordem existem para proteger os menos afortunados, e são normalmente fervorosos na defesa dos injustiçados. Existe um estigma muito grande, entretanto, ao entorno dessa tendência: jogadores Leais e Bons (geralmente os paladinos) acham que são encarregados de serem os juízes das ações do grupo, e normalmente batem de frente com personagens caóticos (geralmente o ladino da equipe), assumindo uma postura muito própria dos personagens Leais e Neutros (ver adiante). Isso não é uma obrigação, até porque a lealdade de um personagem pode ser a um código próprio ou ao costume de sua terra; além disso, até mesmo o paladino mais obstinado pode tolerar uma armação ou um embuste se o objetivo for o bem maior. 
   Exemplos clássicos de personagens Leais e Bons são o Superman da DC Comics, Obi-Wan Kenobi, do universo Star Wars, e Uther Lightbringer, do universo de Warcraft. Os anões, em D&D, costumam pertencerem a esta tendência.

en.wikipedia.org

2 - Neutro e Bom (Neutral Good)

   Personagens Neutros e Bons são tidos quase sempre como o ápice da bondade. Costumam seguir as leis e costumes de onde vivem por comodidade, mas não se importam em quebrar ovos para ajudar ao próximo. Personagens Neutros e Bons são geralmente pacíficos e convivem muito bem com todos, mas ficam revoltados ao presenciar maldades e sua fúria pode ser assustadora quando defendem seus ideais. Exemplos de personagens Neutros e Bons na cultura pop são Gandalf, o Cinzento e Bilbo Bolseiro, do universo tolkeniano, e Harry Potter, da saga homônima. Em D&D, os gnomos geralmente adotam essa tendência; na Companhia Inconsequente, Dûr Sven é um representante Neutro e Bom.

lotr.wikia.com


3 - Caótico e Bom (Chaotic Good)

   Uma das tendências mais populares dentro de D&D (e na cultura pop), Caótico e Bom representa um personagem que luta pelo bem, mas não se importa nada com quais regras deve quebrar para chegar a seu objetivo. Personagens Caóticos e Bons são tipicamente guerreiros da liberdade, incomodados com líderes malignos abusivos e leis opressoras; seu comportamento é variado, mas estereotipicamente são representados como malandros, bem-humorados e piadistas. Um personagem Caótico e Bom não necessariamente deve quebrar cada lei que é imposta a ele, mas sua tendência geralmente mete o grupo em problemas - afinal, ele muitas vezes não acredita em hierarquia e não aceita ser colocado abaixo de ninguém. Exemplos de personagens Caóticos e Bons na cultura pop são Han Solo, do universo de Star Wars (no episódios V e VI, pelo menos), o herói clássico Robin Hood, algumas vezes Wolverine, da Marvel Comics, e todas as quatro Tartarugas Mutantes Ninja da série homônima. Em D&D, os elfos são tipicamente Caóticos e Bons; na Companhia Inconsequente, o então ausente bardo Amakiir é um representante Caótico e Bom.
   A tendência Caótico e Bom é alvo de controvérsias nas discussões sobre D&D, pois muitas vezes as ações "Caóticas" de um personagem nessa tendência são vistas como "Más" por outro jogadores/personagens. Devido a isso, na Quarta Edição de Dungeons & Dragons, essa tendência foi removida (e personagens bons ficaram limitados a Neutro e Bom/ Leal e Bom). Embora eu entenda a decisão, acho que prejudicou o jogo mais do que auxiliou, e prova disso é que a tendência retornou na Quinta e última edição do sistema.

trailers.apple.com

Futuramente, trataremos das tendências Neutras e Más! Fique ligado!
O Mestre

Um comentário: